Na hora de decidir entre o Invisalign e aparelho fixo tradicional, a decisão não envolve somente o resultado do tratamento. Ambos corrigem problemas simples até alguns mais complexos.
Mas existem sim casos em que não indicamos o tratamento com alinhadores estéticos. Por isso, precisamos sempre focar na individualidade de cada tratamento, fazendo o planejamento baseado na consulta inicial e nos exames solicitados, para que o resultado seja satisfatório. Na grande maioria dos casos, damos as duas opções ao paciente, mostrando as diferenças entre eles:
Estética
Essa é a principal diferença do sistema Invisalign, pois ele passa quase despercebido, o aparelho tradicional, mesmo o estético (porcelana) não consegue ser tão discreto quanto ele.
Conforto
O sistema Invisalign utiliza moldeiras transparentes personalizadas que encaixam super bem aos dentes e são muito confortáveis, além de ser removível, o que ajuda muito na hora da alimentação e higiene bucal.
Número de consultas
A consulta com aparelho tradicional acontece mensalmente. A troca do Invisalign ocorre a cada duas semanas, porém o número de consultas de pacientes que usam o Invisalign costuma ser menor, pois o sistema possibilita a entrega de várias moldeiras ao paciente.
Praticidade
O aparelho fixo pode ser incômodo por acumular muitos resíduos durante a alimentação, o que torna a escovação mais trabalhosa. Já o Invisalign é mais prático nessa questão, já que ele é móvel e deve ser retirado da boca durante a escovação.
Investimento
Aqui temos uma grande diferença, o aparelho fixo tradicional, em comparação com o Invisalign, tem um orçamento muito mais acessível.
As duas opções trazem ótimos benefícios e um sorriso perfeito. O importante é seguir o tratamento corretamente e cuidar sempre da sua saúde bucal.