Você sabe a importância do fio dental?
Quando não usamos o fio dental, deixamos de limpar aproximadamente 40% da superfície dos dentes. Consequentemente, aumenta a chance de cárie nessa região e de gengivite.
Nossos dentes têm 5 faces cada (superior, frente, verso e laterais). Destas, só o fio dental tem a capacidade de limpar as superfícies onde os dentes se encostam (as laterais) e também só ele consegue entrar de forma eficiente no sulco que existe entre dente e gengiva.
Vamos listar alguns pontos para você:
» Ele é capaz de chegar em lugares em que a escova não chega, remover restos de alimentos e higienizar áreas com sujeira acumulada, que deixa aquela sensação de dentes ásperos.
» Previne o aparecimento de cáries, tártaro, gengivite e periodontite. Uma higiene bucal mais completa significa uma cavidade oral mais saudável. Escovamos os dentes em média 3 vezes ao dia para evitar que a placa se acumule nos dentes. O uso do fio dental deve ser feito automaticamente da mesma forma.
» Previne o mau hálito. Enquanto a escova retira grande parte dos resíduos e higieniza a língua, usar o fio dental remove restos de alimentos e a placa que ficam entre os dentes. Mau hálito não só é ruim para quem tem, mas também para quem sente quando está perto de você.
O importante é usá-lo sempre depois das refeições.
Então, não esqueça:
As verdades sobre o fio dental
- O fio dental não precisa ser passado logo após a escovação! Mas precisa ser usado diariamente. A sequência não altera o resultado da ação, desde que os procedimentos sejam realizado corretamente;
- Crianças precisam utilizar fio dental! A partir do momento que existem dois dentinhos um ao lado do outro, é preciso usar o fio dental nas crianças também diariamente;
- Indivíduos com prótese total não precisam usar o fio dental.
Por isso, o uso do fio dental não é opcional, ele deve estar presente na rotina de higienização bucal desde criança.
Ficou com alguma dúvida? Compartilha com a gente! Nossos dentistas estão à sua disposição. Agende hoje mesmo a sua avaliação.